• 99%

    dos processos de contrato são digitais
  • 3X

    As vendas Multimarcas praticamente triplicaram em faturamento
  • Horas

    Transição de dias para horas na conclusão de contratos

Fundada em 1972 por Anderson Birman, a Arezzo celebrou seu 50º aniversário em 2022, consolidando cinco décadas de dedicação à moda e à tradução de tendências. Atualmente é a maior marca de varejo de calçados femininos na América Latina, reconhecida por suas coleções que combinam qualidade, design contemporâneo e inovação. 

O grupo Arezzo&Co, que inclui marcas como Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Alme e a licença exclusiva da Vans no Brasil, mantém uma presença consolidada no varejo com mais de mil lojas no Brasil e em mais de 100 países por meio de suas multimarcas. A sede corporativa da Arezzo&Co está localizada em Campo Bom, no Rio Grande do Sul, com escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro​.

Primeiros passos da transformação digital e os desafios na área comercial

Após uma viagem do CEO da Arezzo&Co ao Vale do Silício, pouco tempo antes do período pandêmico, a empresa deslanchou em seu projeto de transformação digital. Foi criado o ZZ Hub, um centro de tecnologia em Campo Bom, onde áreas como inovação, atendimento ao cliente (SAC) e tecnologia da informação começaram a trabalhar juntas para digitalizar processos da empresa. 

Entre esses processos, estava o de contratos físicos. A Arezzo&Co possui uma abordagem de multicanalidade, fundamentada na venda por meio de Franquias, Lojas Próprias, Ecommerce e Multimarcas. No setor de moda, as lojas multimarcas desempenham um papel crucial ao complementar a estratégia de mercado - visto que ampliam a presença das marcas em regiões onde lojas próprias ou franquias podem não ter volume de vendas esperado. 

No entanto, este canal de venda apresentava riscos e morosidade contratual, pois os representantes comerciais estão dispersos por centenas de cidades, tornando um desafio garantir a assinatura e registro de contratos. Em 2020, com a chegada da pandemia, foi preciso tomar decisões com rapidez para mudar o cenário e continuar operando. 

A escolha por Docusign eSignature

O Docusign eSignature foi implementado na Arezzo&Co como ferramenta titular para formalizar acordos. A transição foi rápida, pois grande parte do grupo desejava e já utilizava recursos digitais, facilitando a migração. "Nos últimos três anos, regularizamos mais de quinhentos contratos. Os contratos que demoravam semanas para serem assinados agora são concluídos em menos de 24 horas", comenta Wisllen Rayron, especialista jurídico da Arezzo&Co.  

A assinatura eletrônica trouxe não apenas mais segurança jurídica como também fortaleceu a confiabilidade do canal de vendas Multimarcas, estabelecendo uma relação positiva para todas as partes envolvidas. Além disso, foi parte integrante nos resultados: o faturamento deste canal era de R$423.003 (milhões) em 2019 e aumentou para R$1.278.812 (bilhão) em 2022, praticamente triplicando. 

Com mais agilidade e eficiência, a Arezzo&Co assegurou uma presença consistente por meio de seus representantes comerciais, chegando a milhares de cidades, em todos os estados. Docusign se mostrou a escolha ideal para atender às necessidades da empresa e foi se expandindo para diversos fluxos de trabalho ao longo dos anos. "A solução não apenas resolveu os desafios que se propôs como possibilitou que os negócios continuassem. Utilizamos Docusign em várias áreas, incluindo o departamento jurídico, franquias e Comercial. É um dos nossos parceiros mais estratégicos", comenta Wisllen.

A solução não apenas resolveu os desafios que se propôs como possibilitou que os negócios continuassem. Utilizamos Docusign em várias áreas, incluindo o departamento jurídico, franquias e Comercial. É um dos nossos parceiros mais estratégicos.
Wisllen Rayron
Especialista jurídico
Arezzo&Co